segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SERVO,DISCÍPULOS E MISSIONÁRIO



Recentemente!venho ao meu coração,esta exortação:precisamos,sairmos da nossa condição de servo e assumirmos nosso Discipulado,e assumirmos também o ser Missionário.Pois bem,isto não quer dizer,que não iremos serve mais,pelo contrario,sabemos que a condição de servo apreendemos de Maria Santíssima,e com Jesus Cristo nosso senhor e salvador.Poderíamos assim dizer,que existe aqui uma Hierarquia,aprendo a serve,assumo o Discipulado e saio para Missão,três pontos importantes em nossa caminhada,o Servo e aquele que serve certo,Jesus nos lembra:pois o filho do Homem não veio para ser servido,mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.(Mc 10,45)
O catecismo da Igreja Católica,lembra-nos

786         O Povo de Deus participa finalmente da função régia de Cristo. Cristo exerce sua realeza atraindo para si todos os homens por sua morte e Ressurreição[a95]. Cristo, Rei e Senhor do universo, se fez servidor de todos, não veio "para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate por muitos” (Mt 20,28). Para o cristão, "reinar é servir[a96]", particularmente "nos pobres e nos sofredores, nos quais a Igreja reconhece a imagem de seu Fundador pobre e sofredor[a97]". O povo de Deus realiza sua "dignidade régia" vivendo em conformidade com esta vocação de servir com Cristo.

O DISCÍPULO


520         Em toda a sua vida, Jesus mostra-se como nosso modelo [a18]Ele é "o homem perfeito[a19]" que nos convida a tomar-nos seus discípulos e a segui-lo: por seu rebaixamento, deu-nos um exemplo aimitar[a20]; por sua oração[a21][a22], atrai à oração; por sua pobreza chama a aceitar livremente o despojamento e as perseguições.
(Parágrafos relacionados: 459,359,2609)
521         Tudo o que Cristo viveu foi para que pudéssemos vivê-lo nele e para que Ele o vivesse em nos. "Por sua Encarnação, o Filho de Deus, de certo modo, se uniu a todo homem[a23]." Nós somos chamados a ser uma só coisa com Ele; Ele nos faz partilhar (comungar), como membros de seu corpo, de tudo o que (Ele), por nós e como nosso modelo, viveu em sua carne.


 1533     [§1]Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. São a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo Espírito nesta vida de peregrinos a caminho da Pátria.

O MISSIONÁRIO

854         Por sua própria missão, "a Igreja caminha com a humanidade inteira. Experimenta com o mundo a mesma sorte terrena; é como o fermento e a alma da sociedade humana a ser renovada em Cristo e transformada na família de Deus[a95]". O esforço missionário exige, pois, a paciência. Começa pelo anúncio do Evangelho aos povos e aos grupos que ainda não crêem em Cristo[a96]; prossegue no estabelecimento de comunidades cristãs que sejam "sinais da presença de Deus no mundo[a97]" e na fundação de Igrejas locais[a98]; encaminha um processo de inculturação para encarnar o Evangelho nas culturas dos povos[a99]; e não deixará  de conhecer também fracassos. “Quanto aos homens, sociedades e povos, apenas gradualmente os atinge e penetra, e assim os assume na plenitude católica[a100]."


851         O motivo da missão. É do amor de Deus por todos os homens que a Igreja sempre tirou a obrigação e a força de seu clã missionário: "Pois o amor de Cristo nos impele..." (2Cor[a86] 5,14). Com efeito, "Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4). Deus quer a salvação de todos pelo conhecimento da verdade. A salvação está  na verdade. Os que obedecem à moção do Espírito de verdade já estão no caminho da salvação; mas a Igreja, a quem esta verdade foi confiada, deve ir ao encontro de seu anseio, levando-lhes a mesma verdade. Ela tem de ser missionaria porque crê no projeto universal de salvação.

50             Mediante [fca1]a razão natural, o homem pode conhecer a Deus com certeza a partir de suas obras. as existe outra ordem de conhecimento que homem de modo algum pode atingir por suas próprias forças, a da Revelação divina[fca2]. Por uma decisão totalmente livre, Deus se revela e se doa ao homem. Fá-lo revelando seu mistério, seu projeto benevolente, que concebeu desde toda a eternidade em Cristo em prol de todos os homens. Revela plenamente seu projeto enviando seu Filho bem-amado, nosso Senhor Jesus Cristo, e o Espírito Santo

Diante destas realidades apresentadas,pesamos ao Espírito Santo,que venha ao nosso auxilio,para desejarmos,que de fato possamos aderirmos a essa novidade.

O SERVO:SERVE
O DISCÍPULO:E AQUELE QUE APRENDE
O MISSIONÁRIO: PREGADOR DE MISSÃO CRISTÃ

Finalizo esta partilha,trazendo algumas considerações de Dom Orlando Brandes,em relação ao Discipulado,pois quando li os textos,meu coração pulsou mais forte.

OS DEZ PONTOS CHAVES DO DISCIPULADO

Estes dez pontos esclarecem o que é o discipulado e como deve ser o discípulo de Jesus.

1. Realizar um encontro vivo,persuasivo e decisivo com Jesus(290) Não se começa a ser cristão por uma decisão ética,uma grande ideia,mas por um encontro,um acontecimento,uma experiência com Jesus.(11,243)

2. Ter admiração e fascinação por Jesus (136,244,277) Jesus precisa ser encontrado,seguido,amado,adorado,anunciado e comunicado (14).A maior fascinação da humanidade é Jesus.O discípulo é alguém fascinado por Jesus

3. Sentir atração,vinculação,intimidade e viver o seguimento de Jesus (131,132,133,140) para ser discípulo são requeridos estes quatro passos: atração,vinculação, intimidade e seguimento de Jesus. Trata-se de uma experiência pessoal,profunda e decisiva.

4. Assumir o estilo de vida,o destino,a cruz e a glória de Jesus (299) : o discípulo se assemelha ao Mestre. A vida,o jeito,os sentimentos de Jesus, como também a cruz e a glória do senhor são o destino do discípulo.

5. Compartilhar com os outros a experiência do encontro com Jesus (287) o discipulado leva  missão.Jesus envia os discípulos à missão. Toda vocação é para ela.Não há missão sem discipulado,nem discipulado sem missão.

6. Ser discípulo na comunhão eclesial (150): isto significa que o discípulo deve estar inserido na comunidade,vinculado à Igreja e engajado na vida da comunidade.Com isso,evita-se o intimismo,o individualismo e a separação ou afastamento da Igreja.

7. Assumir a formação para o discipulado: aprendemos a ser discípulos.Sua formação consiste em reconhecer,acolher,interiorizar e desenvolver a experiência do encontro (279).O discípulo é uma escola,um aprendizado que requer formação permanente.Quem ama quer conhecer sempre mais o(a) amado(a),

8. A vida em cristo comporta a libertação integral,a humanização,a reconciliação e a inserção social (359): ser discípulo implica em transformar a sociedade.O discípulo é sal,luz e fermento do mundo. A mudança do coração leva à transformação social.

9. Não há outro tesouro,outra felicidade,outra prioridade em nossas vidas além dessa: sermos discípulos e missionários.É o melhor que pode acontecer em nossas vidas.É a maior alegria da vida;

10.Ser discípulo missionário,apaixonado a serviço da vida: o discípulo e a missão estão a serviço dela.A finalidade e o objetivo da missão do discípulo é a vida plena da pessoa humana.O discipulado e a missão estão a serviço da vida digna,e eterna em Cristo.Um e outro culminam na santidade de vida.

AS SETE CARACTERÍSTICAS DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO

O discípulo faz a experiência do encontro com Jesus.Isso marca sua vida. Eis as características desse encontro:

1. Um encontro vivo,decisivo e persuasivo:trata-se de uma experiência forte,marcante,transformadora e vivificante;

2. Um encontro fundante:dá fundamento à nova vida,converte e muda a sua direção e o seu jeito de viver;

3. Um encontro fascinante:Jesus é a maior fascinação da humanidade,é o tesouro,a felicidade, a prioridade de nossas vidas."Nada se antepõe a Cristo Jesus".

4. Um encontro íntimo:atinge o coração,cria vinculo e amizade profunda.A intimidade com Jesus faz do discípulo um apaixonado pelo seu Senhor;

5.Um encontro experimental que marca e transforma; algo inesquecível, um acontecimento envolvente e irradiante;

6. Um encontro fecundo:Jesus Cristo é encontrado,seguido,amado,adorado,anunciado e comunicado.O discípulo é amigo,irmão,familiar de Jesus Cristo;

7. Um encontro potencializador: dilata a mente e o coração,abre para o mistério.Um encontro que envolve atração, admiração, vinculação, paixão, assombro e adesão a Jesus e ao seu reino.

Que! juntos com os Anjos,possamos dizer,Amém.