domingo, 28 de fevereiro de 2010

Quaresma



O catecismo da Igreja Católica,nós salienta,os tempos e os dias de penitências ao longo do ano litúrgico;(o tempo da quaresma;cada sexta-feira em memória da morte do Senhor)são momentos fortes da pratica penintencial da Igreja.
E nesse tempos são particularmente,apropriados aos exercícios espirituais,às privações voluntárias como o jejum e a escola,a partilha fraterna.
Momentos de lembramos também,a caminhada do povo de Deus;rumo a terra prometidacom juramentos a Abraão;Isaac e Jacó.Viajam pelo deserto,até o monte sinai;onde Deus escutou o clamor de seu povo que se encontrava no Egito.
A Igreja se une a cada ano,mediante os quarenta dias,da grande quaresma,ao mistério de Jesus no deserto.
Relembremos as palavras de Jesus para com Satanás.No momento da fome:A escritura diz:"Não só de pão vive o homem"(Lc 4;4)
Momentos do Poder:A escritura diz:"Você adorará o Senhor seu Deus,e sementes a ele servirá"(Lc 4;8)
Momentos de Confirmação:"Não tente o Senhor teu Deus"(Lc 4;12)
Podemos Observa que Jesus confirma,tudo aquilo qual a Sagrada Escritura prevê.Que nós possamos também, buscar na palavra de Deus,a verdade e a confirmação que ele não,abandona seu povo.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Selo Dominus Vobiscum 2009

Selo Dominus Vobiscum 2009

Meu coração se alegra com o reconhecimento da parte dos Irmãos em Cristo Jesus.Tenho procurado ser um evangelizador, a partir,do momento que tive um encontro pessoal com Jesus Cristo, observando o quanto o mundo esta carente da sua palavra,que cura que salva e que liberta.Para uma pessoa como eu,cem nenhuma formação acadêmica este reconhecimento vêm coroar a ação do Espírito Santo de Deus;pois sempre motivo aos irmãos e irmãs a necessidade de sermos dependentes do paráclito consolador,o Espírito Santo.Esta sim é a dependência saudavel e sadia para o nosso dia a dia.Dentro deste contexto ainda digo:que o canudo do cristão é o Espírito Santo. Finalizo esta partilha com dois textos Bíblicos,que foi colocado em meu coração,nos momentos de oração que me da a certeza que estou fazendo o que o pai quer que eu faça.

4.Deu-me o Senhor DEUS uma língua habilidosa para que aos desanimados eu saiba ajudar com uma palavra. Toda manhã ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção.
5.O Senhor DEUS abriu-me os ouvidos, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei.(Is 50;4-5)
4.Veio a mim a palavra do SENHOR:
5.“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”.
6.Eu respondi: “Ah! Senhor DEUS, não sei falar, sou uma criança”.
7.O SENHOR me respondeu: “Não digas: ‘Sou uma criança’, pois a quantos eu te enviar irás, e tudo o que eu te mandar dizer, dirás.
8.Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te” — oráculo do Senhor.
9.O SENHOR estendeu a mão, tocou-me a boca e disse: “Eu ponho minhas palavras na tua boca. Não tenhas medo deles, senão eu é que te farei tremer diante deles.
10.Vê: hoje eu te coloco contra nações e reinos, para arrancar e para derrubar, devastar e destruir, para construir e para plantar”.(Jr 1;4-10)

É uma consideração do Direito Canônico(781)

A Igreja inteira é missionária,e evangelizar é o dever fundamental do Povo de Deus.

Sendo assim que a bem aventurada Virgem Maria,Mãe da Igreja e nossa me ajude a ser simplesmente um servo.E que o Espírito Santo me capacite hoje e sempre.Amém Deixo Também uma jaculatória minha,que sempre digo ”Falar em evangelizar,meus pés começa a coçar.”

Que Deus nós Abençõe,assim seja Amém.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aquecimento Global

16.Quando o arco-íris estiver nas nuvens, eu o contemplarei como recordação da aliança eterna entre Deus e todas as espécies de seres vivos sobre a terra”.

Muito se fala em relação a isso que esta acontecendo no mundo.Pois bem será que algum momento já nos deparamos com a palavra de Deus.E não a dos homens como a palavra nos lembra tudo que Deus criou é bom.Se olharmos sobre a ótica do Espírito Santo,veremos que determinadas situações de fato o próprio homem que busca a tragédia,poderíamos enumerar diversas situações neste momento,mais não é o caso agora pois nosso objetivo é de trazer aos nossos corações a palavra de Deus,para que possamos lembrar,que Deus é Deus.E assim ela nos exorta:

1.Quando o ser humano começou a pro criar-se sobre o solo da terra e gerou filhas,
2.os filhos de Deus viram que as filhas dos humanos eram bonitas e escolheram as que lhes agradassem como mulheres para si.
3.E o SENHOR disse: “Meu espírito não animará o ser humano para sempre. Sendo apenas carne, não viverá mais do que cento e vinte anos”.
4.( Havia então gigantes na terra, mesmo depois que os filhos de Deus se uniram às filhas dos humanos e lhes geraram filhos. São eles os heróis renomados dos tempos antigos. )
5.O SENHOR viu o quanto havia crescido a maldade das pessoas na terra e como todos os projetos de seus corações tendiam unicamente para o mal.
6.Então o SENHOR arrependeu-se de ter feito o ser humano na terra e ficou com o coração magoado.
7.E o SENHOR disse: “Vou exterminar da face da terra o ser humano que criei e, com ele, os animais, o que se move pelo chão e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito”.
8.Noé, porém, encontrou graça aos olhos do SENHOR.
9.Esta é a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os contemporâneos e sempre andava com Deus.
10.Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11.Mas a terra se perverteu diante de Deus e encheu-se de violência.
12.E Deus viu que a terra estava pervertida: toda a humanidade tinha pervertido sua conduta na terra.
13.Então, Deus disse a Noé: “Decidi pôr fim a toda a humanidade, pois por sua causa a terra está cheia de violência. Vou exterminá-los com a terra.
14.Constrói para ti uma arca de madeira resinosa, divide-a em compartimentos e calafeta-a com piche por dentro e por fora.
15.A arca terá as seguintes dimensões: uns cento e cinqüenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura.
16.No alto da arca farás, como arremate, uma clarabóia de meio metro. No lado da arca abrirás uma porta e farás na arca um primeiro, um segundo e um terceiro andar.
17.E eu, eu vou mandar um dilúvio sobre a terra, a fim de exterminar toda a carne com sopro de vida debaixo do céu. Tudo o que existe na terra perecerá.
18.Contigo, porém, estabelecerei minha aliança: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
19.E de cada ser vivo, de tudo o que é carne, farás entrar contigo na arca dois de cada espécie, um macho e uma fêmea, para conservá-los vivos.
20.De cada espécie de ave, de cada espécie de animal doméstico, de cada espécie dos animais pequenos do chão virá a ti um casal, para que os conserves vivos.
21.Quanto a ti, recolhe de tudo o que se pode comer e armazena-o junto a ti, para servir de alimento a ti e a eles”.
22.E Noé executou tudo conforme Deus lhe tinha ordenado.
1.O SENHOR disse a Noé: “Entra na arca com todos os de tua casa. Tu és o único justo que encontrei nesta geração.
2.De todos os animais puros toma sete casais, o macho com a fêmea, e dos animais impuros, um casal, o macho com a fêmea.
3.Também das aves do céu levarás sete casais, o macho com a fêmea, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra.
4.Pois, dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. Exterminarei da face da terra todos os seres vivos que fiz”.
5.Noé executou tudo conforme o SENHOR lhe havia ordenado.
6.Noé tinha seiscentos anos quando as águas do dilúvio inundaram a terra.
7.Noé entrou na arca com os filhos, a mulher e as mulheres dos filhos, diante das águas do dilúvio.
8.Tanto dos animais puros como dos impuros, das aves e de tudo o que se move pelo chão,
9.entrou na arca com Noé sempre um casal, o macho com a fêmea, conforme Deus havia ordenado a Noé.
10.Passados sete dias, as águas do dilúvio inundaram a terra.
11.No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no dia dezessete do mês, nesse dia rebentaram todas as fontes do abismo e se abriram as cataratas do céu.
12.Choveu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
13.Nesse mesmo dia entraram na arca Noé e os filhos Sem, Cam e Jafé, a mulher dele e as três mulheres dos filhos.
14.Além deles, entraram todas as espécies dos animais selvagens, dos animais domésticos, dos animais que se movem pelo chão, das aves e de todos os pássaros que voam.
15.Vieram para junto de Noé, na arca, dois a dois, representando todas as criaturas que têm sopro de vida.
16.De todas as espécies de criaturas entraram machos e fêmeas, como Deus havia ordenado. E o SENHOR fechou a porta da arca atrás de Noé.
17.Durante quarenta dias, o dilúvio se abateu sobre a terra. As águas subiram e ergueram a arca, que se elevou acima da terra.
18.As águas cresceram e aumentaram muito sobre a terra, de modo que a arca começou a flutuar na superfície das águas.
19.As águas cresceram tanto sobre a terra que cobriram as montanhas mais altas que há debaixo do céu.
20.As águas subiram uns oito metros acima das montanhas.
21.Pereceram todas as criaturas que se moviam na terra, aves, animais domésticos, animais selvagens e todos os animais que fervilham pelo chão, bem como todos os seres humanos.
22.Morreu tudo o que respirava pelo nariz e vivia em terra firme.
23.Assim foram exterminados todos os seres que havia na face da terra: tanto os seres humanos, como os animais grandes e pequenos e as aves do céu foram exterminados da terra. Restaram apenas Noé e os que estavam com ele na arca.
24.As águas dominaram sobre a terra durante cento e cinqüenta dias.
1.Então Deus se lembrou de Noé e de todos os animais selvagens e domésticos que estavam com ele na arca. Fez soprar um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.
2.Fecharam-se as fontes do Abismo e as comportas do céu, e a chuva parou de cair.
3.Pouco a pouco as águas foram se retirando da terra. Ao término de cento e cinqüenta dias começaram a diminuir.
4.No dia dezessete do sétimo mês, a arca pousou sobre os montes de Ararat.
5.As águas continuaram diminuindo até o décimo mês. E no primeiro dia desse mês apareceram os cumes das montanhas.
6.Passados mais quarenta dias, Noé abriu a janela que tinha feito na arca
7.e soltou um corvo, que voava indo o vindo até que secassem as águas sobre a terra.
8.Depois soltou uma pomba para ver se as águas já se haviam retirado do solo.
9.Mas a pomba não achou onde pousar e voltou para junto dele na arca. É que as águas ainda cobriam toda a superfície da terra. Noé estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca.
10.Depois esperou mais sete dias e tornou a soltar a pomba.
11.Pela tardinha, a pomba voltou com uma folha de oliveira recém arrancada no bico. Assim Noé compreendeu que as águas se haviam retirado da terra.
12.Esperou outros sete dias e soltou a pomba, e ela não voltou mais.
13.Foi no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro mês, no dia primeiro do primeiro mês, que as águas tinham secado sobre a terra. Noé abriu o teto da arca, olhou e viu que a superfície do solo estava seca.
14.Foi no dia vinte e sete do segundo mês que a terra ficou enxuta.
15.Então Deus falou a Noé:
16.“Sai da arca com tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17.Traze para fora também todas as espécies de animais que estão contigo, aves, animais domésticos e animais que se movem pelo chão, para que se propaguem pela terra, sejam fecundos e se multipliquem sobre a terra”.
18.Saiu, pois, Noé da arca com os filhos, a mulher e as mulheres dos filhos.
19.Saíram também todos os animais selvagens e domésticos, todas as aves e todos os animais que se movem pelo chão, todos segundo suas espécies.
20.Então Noé construiu um altar para o SENHOR, tomou animais e aves de todas as espécies puras e ofereceu holocaustos sobre o altar.
21.O SENHOR aspirou o agradável odor e disse consigo mesmo: “Nunca mais tornarei a amaldiçoar a terra por causa do gênero humano, por serem más desde a infância as inclinações do coração humano; nunca mais tornarei a castigar todos os seres vivos como acabei de fazer.
22.Enquanto a terra durar, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais hão de cessar”.
1.Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.
2.Sereis causa de medo e de espanto para todos os animais da terra, todas as aves do céu, os bichos que se movem pelo chão e todos os peixes do mar. Eu os entrego todos em vossas mãos.
3.Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os vegetais.
4.Contudo, não deveis comer carne com vida, isto é, com o sangue.
5.Da mesma forma pedirei contas do vosso sangue, que é a vossa vida, a qualquer animal. E da vida do homem pedirei contas a seu irmão.
6.Quem derramar sangue humano, por mãos humanas terá seu sangue derramado, porque Deus fez o ser humano à sua imagem.
7.Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos, propagai-vos pela terra e dominai-a”.
8.Deus disse a Noé e a seus filhos:
9.“De minha parte, vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência,
10.com todos os seres vivos que estão convosco, aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra que convosco saíram da arca.
11.Estabeleço convosco a minha aliança: não acontecerá novamente que toda a carne seja exterminada pelas águas de um dilúvio. Não haverá mais dilúvio para devastar a terra”.
12.E Deus disse: “Eis o sinal da aliança que estabeleço entre mim e vós e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras.
13.Ponho meu arco nas nuvens, como sinal de aliança entre mim e a terra.
14.Quando eu cobrir de nuvens a terra, aparecerá o arco-íris nas nuvens.
15.Então me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos, e as águas não se tornarão mais um dilúvio para destruir toda carne.
16.Quando o arco-íris estiver nas nuvens, eu o contemplarei como recordação da aliança eterna entre Deus e todas as espécies de seres vivos sobre a terra”.
17.Deus disse a Noé: “Este é o sinal da aliança que estabeleço entre mim e toda a carne sobre a terra”.(Gn Do Cap 6 ao Cap 9,17)
1.Caríssimos, esta é a segunda carta que vos escrevo, para despertar a sinceridade de vossa mente por uma chamada à memória.
2.Lembrai-vos das palavras preditas pelos santos profetas, bem como do preceito do Senhor e Salvador, a vós transmitido pelos apóstolos.
3.Antes de mais nada, deveis saber que, nos últimos dias, aparecerão zombadores esbanjando zombarias e levando a vida ao sabor de suas paixões.
4.Eles dizem: “Onde ficou a promessa da sua vinda? Desde a morte de nossos pais tudo permanece como no princípio da criação!”
5.Voluntariamente desconhecem que desde antigamente existia o céu e que a palavra de Deus fez surgir da água a terra, sustentada pela água;
6.e que pelos mesmos elementos o mundo de então pereceu, afogado pelas águas.
7.Pela mesma palavra, o céu e a terra de hoje estão sendo reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e da perdição dos ímpios.
8.Ora, uma coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.
9.O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se.
10.O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com um estrondo espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com todas as obras que nela se encontrarem.
11.Se é deste modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa,
12.enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama vão se derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão?
13.O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.
14.Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz.
15.Considerai também como salvação a paciência de Nosso Senhor. Isso já vos escreveu nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada.
16.Ele trata disso também em todas as suas cartas, se bem que nelas se encontrem algumas coisas difíceis, que homens sem instrução e vacilantes deformam, para sua própria perdição. Aliás, é o que fazem também com as demais Escrituras.
17.Portanto, caríssimos, vós sabeis disto com antecedência. Precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engodo desses ímpios, percais vossa própria firmeza.
18.Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até o dia da eternidade. Amém.(IIPd 3,1-18)
14.“Ao anjo da Igreja que está em Laodicéia, escreve: ‘Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15.Conheço a tua conduta. Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16.Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca.
17.Tu dizes: ‘Sou rico e abastado e não careço de nada’, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu!
18.Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues.
19.Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te.
20.Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.
21.Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono.
22.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas’.”(Ap 3,14-22)
1.Ele mostrou-me um rio de água vivificante, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro.
2.No meio da praça e em ambas as margens do rio cresce a árvore da vida, frutificando doze vezes por ano, produzindo cada mês o seu fruto, e suas folhas servem para curar as nações.
3.Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto.
4.Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes.
5.Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade.
6.Então ele me disse: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve.
7.Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.
8.Eu, João, sou quem viu e ouviu estas coisas. E tendo-as ouvido e visto, prostrei-me para adorar o anjo que a mim as tinha mostrado.
9.Mas ele me falou: “Não faças isso! Eu sou servo como tu e como teus irmãos, os profetas e aqueles que guardam as palavras deste livro. É a Deus que deves adorar”.
10.E Jesus disse-me: “Não deixes sob sigilo as palavras da profecia deste livro, pois o tempo marcado está próximo.
11.O malfeitor continue fazendo o mal, o sujo continue a sujar-se; todavia, que o justo continue praticando a justiça e o santo santifique-se ainda mais.
12.Eis que venho em breve, trazendo comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13.Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim.
14.Felizes os que lavam suas vestes, pois assim poderão dispor da árvore da vida e entrar na cidade pelas portas.
15.Mas ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os libertinos, os assassinos e os idólatras, e todos os que amam a mentira e a praticam.
16.Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos dar este testemunho sobre as Igrejas. Eu sou o rebento e a raiz de Davi. Eu sou a brilhante estrela da manhã”.
17.O Espírito e a Esposa dizem: “Vem”! Aquele que ouve também diga: “Vem”! Quem tem sede, venha, e quem quiser, receba de graça a água vivificante.
18.Para todo o que ouve as palavras da profecia deste livro vai aqui o meu testemunho: se alguém lhe acrescentar qualquer coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão aqui descritas.
19.E se alguém retirar algo das palavras do livro desta profecia, Deus lhe retirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que se encontram descritas neste livro.
20.Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, eu venho em breve”. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21.A graça do Senhor Jesus esteja com todos. Amém.(Ap 22,1-21)

Diante de tudo isso carissimos irmãos e irmãs,precisamos de fato adentrarmos mais na palavra revelada e reconhecer que o nosso Deus,é um Deus misericordioso e paciente para conosco.Que através da ação do Espírito Santo no qual recebemos no Batismo,sejamos capacitados por ele a vivermos aquilo que Deus Pai quer para com cada um de nós.E a bem Aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja e nossa nos ajude a sermos e estarmos sempre na condição de servos.Pois seu filho nosso Senhor Jesus Cristo Também nos ensina isso,Quando nós exorta:

“O Filho do Homem não veio para ser servido,e sim para servir”Assim seja Amém.

Retrato da Cidade

"Felicidade"

“Um sábio e seu discípulo estavam sentados sobre uma grande pedra,à porta da cidade.Observaram a chegada de um rapaz,que friamente,perguntou ao sábio:”Que tipo de pessoa vive nesta cidade?”O sábio devolveu com a mesma pergunta:”Que tipo de pessoa mora na cidade que você veio?”O rapaz respondeu:”pessoas invejosas,traiçoeiras,arrogantes,ruins…”E o sábio retrucou:”Aqui você vai encontrar pessoas desse mesmos tipo”.Irritado,o rapaz afirmou:”Então vou embora.Não vou nem entrar aí”.Pouco depois,chegou outro rapaz,sorridente e alegre,que perguntou ao sábio:”Meu bom senhor,por gentileza,o senhor poderia me fazer o favor de informar que tipo de pessoa vive nesta cidade?”Novamente,o sábio devolveu com a mesma pergunta:”Que tipo de pessoa vive na cidade de onde você veio?”O rapaz respondeu:”Pessoas amáveis,inteligentes,compreensivas,bondosas,alegres…Estou com saudade delas.É que sou um aventureiro e adoro conhecer novas pessoas,descobrir novos horizontes”.O sábio então afirmou:”aqui você vai encontrar pessoas desse mesmo tipo”.”que bom disse o rapaz…e entrou.Perplexo,o discípulo perguntou:”Como pode ser,mestre?Perguntas iguais,respostas iguais e resultados tão diferentes?O primeiro rapaz foi embora e o segundo ficou”.O sábio respondeu:”Você traz em seu coração e em sua mente o meio onde você vive e onde viverá para sempre!”

Sendo assim podemos vivenciar alegria,de estarmos vivendo em paz aprendendo,da palavra de Deus,como São Paulo nós exorta:

“Como escolhidos de Deus,santos e amados,vistam-se de sentimentos de compaixão ,bondade, humildade, mansidão, paciência.Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente,sempre que tiverem queixa contra alguém.Cada um perdoe o outro,do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês.E acima de tudo,vistam-se com o amor,que é o laço da perfeição.Que a paz de Cristo reine no coração de vocês.Para essa paz vocês foram chamados,como membros de um memo corpo.Sejam também agradecidos.”(Cl 3;12-15)

Retrospectiva da Fé

7. Que beleza, pelas montanhas, os passos de quem traz boas-novas, daquele que traz a notícia da paz, que vem anunciar a felicidade, noticiar a salvação, dizendo a Sião: “Teu Deus começou a reinar!”(Is 52;7)

Retrospecto:observação,ou análise,de tempos ou coisas passadas.Vista de olhos para o passado.

Sendo assim devemos fazer uma retrospectiva de nossa Fé.Precisamos olhar para dentro de nós em relação ao nosso proceder,como filhos e filhas desse Deus que nos Ama,e que têm pressa em nossa conversão,porque Jesus vai voltar.

Na carta aos Romanos a palavra, já nós chama a atenção para um encontro pessoal,com nos mesmo,de revermos nossa condição de Batizados,e qual a nossa busca pelas coisas do Pai do Céu,quando ela nós Exorta:

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.(Rm12;2)

Dentro dessa temática São João também nos chama a atenção para a forma que estamos buscando.

15.Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16.Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo.
17.Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.(1Jo2)

Vivemos um mundo capitalista onde muitos irmãos e irmãs só pensão em ter e esquece de ser . A uma valorização em sempre ter mais ,mesmo que seja a custa de desonestidade,injustiças e por ai vai . Valorizam muito o mundo , mais quando mergulhamos no livro Santo , que é a palavra de Deus, nos é apresentados outros valores como o serviço, a partilha, a fraternidade, e o desapego as coisas do mundo. Dentro deste contexto vamos ouvir a Palavra de Deus, como São Paulo nos diz:

16.Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça.
17.Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.(2Tm3)
7.Com efeito, não trouxemos nada para este mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma.
8.Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos contentes.
9.Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos, que mergulham os homens na ruína e perdição.
10.Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e seafligem com inúmeros sofrimentos.(1Tm6)
1.Ficai sabendo que, nos últimos dias, sobrevirão momentos difíceis.
2.As pessoas serão egoístas, gananciosas, presunçosas, soberbas, difamadoras, rebeldes a seus pais, ingratas, sacrílegas,
3.sem coração, implacáveis, caluniadoras, incontinentes, desumanos, inimigos do bem,
4.traidoras, insolentes, presunçosas, mais amigas dos prazeres do que de Deus,
5.tendo a aparência da piedade, mas desmentindo o seu efeito. Foge também dessa gente.(2Tm3)
1.Filho, não prives da esmola o pobre; não desvies do pobre os teus olhos.
2.Não entristeças quem tem fome e não exasperes o pobre em sua indigência.
3.Não aflijas o coração do indigente e não adies a ajuda ao angustiado.
4.Não rejeites a súplica do aflito e não desvies do indigente o teu rosto.(Eclo4)
6.Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele.
7.Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças.
8.Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento, conforme tradições humanas, segundo os elementos do cosmo, e não segundo Cristo.(Cl2)
32.A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33.Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava-se a graça † de Deus.
34.Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
35.e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.(At4)
33.A água apaga o fogo crepitante: assim a esmola expia os pecados.
34.Deus está sempre observando quem presta um favor, lembra-se dele no futuro e, no momento da queda, ele encontra apoio.(Eclo3)

Assim a palavra vem falar ao nosso coração fazendo com que de fato eu contemple ,essa palavra e possa olhar pra dentro de nos mesmo, e olhar o mundo sobre a ótica do Espírito Santo. Onde muita das vezes si prega um Jesus banqueiro e na verdade Jesus nos fala ao contrario.

13.Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
14.Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?”
15.E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”.
16.E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita.
17.Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’.
18.Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens.
19.Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, goza a vida! ’
20.Mas Deus lhe diz: ‘Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste? ’
21.Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”.(Lc12)

Que o nosso coração no ano de 2010 possa dizer não as coisas do mundo, e sim para Deus, pois sabemos que as coisas do mundo estão contrarias com as de Deus , ouçamos a palavra:

7.Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos,
8.mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu.
9.Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele.(Ap12)

Sendo assim aprendemos de São Paulo:

10.Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força;
11.revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.
12.Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço.
13.Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes.
14.Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça
15.e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz.
16.Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno.
17.Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18.Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos.(Ef6)

Jesus também nos exorta:

13.Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude.
14.Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
15.Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno.
16.Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17.Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade.
18.Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo.
19.Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade.
20.Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles.
21.Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22.Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:
23.eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim.
24.Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo.
25.Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste.
26.Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.(Jo17)

Que como Maria Santíssima nossa Mãe e da Igreja possamos estarmos sempre na condição de servo, e que a força consoladora do Espírito Santo de Deus nós ajude de fato olharmos o mundo sobre sua ótica. Para sermos Arautos da palavra encarnada.O verbo de Deus se fez Carne e habitou entre nós. Assim seja Amém.

Finalizo com uma consideração do código de Direito Canônico(781)

“A IGREJA INTEIRA É MISSIONÁRIA,E EVANGELIZAR É O DEVER FUNDAMENTAL DO POVO DE DEUS”.

Jovem

"A juventude é um grande dom divino"

Em seu discurso aos jovens em Cuiabá,em 16 de Outubro de 1991.

O Papa João Paulo II dizia:A juventude é um grande dom divino,é”uma riqueza singular do homem”.

Para vocês,a vida se apresenta como uma estrada aberta para o infinito.É no coração do jovem que se desenham,se protejam e se forjam as perspectivas futuras da humanidade.Se for verdade que,infelizmente,existem obstáculos para o pleno desabrochar dos seus sonhos humanos,também é certo que estes sonhos permanecem sempre abertos aos grandes ideais.Nada nem ninguém,a não ser nós mesmos,pode desfrutar esses ideais.

Só Jesus é,e será sempre,a resposta aos grandes anseios,aos infinitos desejos,aos ideais mais elevados que fervilham no coração humano.Nele,em Jesus,está a Verdade sem sombra de mentira,nele,o Caminho claro e sem desvios,nele está a Vida(Cf. Jo 14,6).

Diante desta exortação de João Paulo II!ouçamos agora a voz de Deus,através da sua Palavra:

“Meu filho,empenhe-se na disciplina desde a juventude,e até na velhice você terá a sabedoria.Aproxime-se dela como quem ara e semeia,e espere pelos seus frutos saborosos.Você terá um pouco de trabalho para cultivá-la,mas logo comerá dos seus frutos,Para os insensatos,ela é penosa,e quem não tem bom senso desistirá dela.Ela a considera pesada como pedra,e logo se desfará dela.A sabedoria merece o nome que tem,pois não se manifesta para muitas pessoas. Escute,meu filho,aceite minha opinião e não rejeite o meu conselho.coloque os pés nos grilhões dela e o pescoço debaixo do seu jugo.Incline-se o ombro para carregá-la,sem se irritar com suas amarras.Aproxime-se dela com alma aberta,e siga-lhes os caminhos com todas as forças.Procure suas pegadas,e ela se manifestará a você.Uma vez possuída,não a deixe mais.No fim,você encontrará nela o repouso,e ela se transformará em alegria para você uma poderosa proteção,e o jugo dela um enfeite precioso.Seu jugo será ornamento de ouro e seus grilhões fitas de púrpura.Você a vestirá qual manto de glória,e a terá na cabeça como coroa de alegria. Se você quiser,meu filho,ficará instruído e se vocês se empenhar,se tornará hábil.Se você gosta de escutar,aprenderá;e se der ouvido,se tornará sábio.Freqüente a reunião dos anciãos e apegue-se a quem for sábio.Escute de boa vontade toda a palavra divina,e não se descuide das máximas sábias.Se você encontrar um homem sábio,madrugue para visitá-lo,e que seu pé gaste a soleira da ´porta dele.Reflita sobre os preceitos do Senhor e medite sem cessar nos mandamentos dele.Então ele fortificará em você a inteligência,e o seu desejo de sabedoria ficará saciado”(Eclo 6;18-37).

Vinde após mim,diz Jesus! Queridos jovens! Cristo os chama,Cristo os convoca,Cristo quer andar com vocês,para animar com seu Espírito os passos do Brasil rumo ao terceiro milênio.O Papa tem a certeza de que,no fundo da alma, vocês darão uma resposta generosa e vibrante a esta invocação: “Eis-me aqui,por que me chamaste!”(Cf. IRs 3,5)

Não tolerem que seus ideais cristãos sejam,como se diz nesta terra,”fogo de palha”.Combatam”o bom combate da fé”,do amor,da santidade!Esta é a meta de todo Cristão.

Sendo assim que o Espírito Santo impulsione nossos jovens,a viverem seu batismo no qual são chamados a estarem a serviço uns dos outros,aprendendo de Jesus Cristo,o filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir e que possam deixar-se ser seduzidos por Cristo e não pelas coisas do mundo.Por que as coisa do mundo passam mas a Palavra de Deus não passa,e aqueles que fazem a vontade do Pai permanecem para sempre.

Quereis viver uma sedução louvável aprendam,do Profeta Jeremias: ”Tu me seduzistes,Javé,e eu me deixei seduzir.Foste mais forte do que eu e venceste.”(Jr 20;7)

Assim que a exemplo de Maria,Mãe da Igreja e nossa estejamos sempre com os corações abertos,para juntos dizermos:”Eis aqui um servo(a) do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Pois não devemos nos esquecer que a nossa cidadania está no Céu.Está Realidade só é possível compreendela sobre a ótica do Espírito Santo.Devemos trazer para o nosso dia-a-dia a dependência do Espírito Santo de Deus,está sim é a dependência sadia e que Deus na sua infinita Misericórdia nos abençõe,Hoje e sempre assim seja.Amém

Nossa Senhora Aparecida

"Diante de Ti"

Oração do Papa João Paulo II a em sua visita a Aparecida em-1980

“Ó Mãe,fazei que a Igreja,a exemplo de Cristo,servindo constantemente o homem,seja a defensora de todos,em particular,dos pobres e necessitados,dos socialmente marginalizados e espoliados.”

“Fazei que a Igreja do Brasil esteja sempre a serviço da justiça entre os homens e contribua ao mesmo tempo para o bem comum de todos e para a paz social.”

“Ó Mãe,abri os corações dos homens,e dai a todos a compreensão de que somente no espírito do evangelho e seguindo o mandamento do amor e as bem-aventuranças do sermão da montanha,será possível construir um mundo mais humano,no qual será valorizada verdadeiramente a dignidade de todos os homens.”

“Ó Mãe,concedei à Igreja do Brasil numerosas vocações sacerdotais e religiosas.Acolhei em vosso coração todas as famílias brasileiras.Acolhei os adultos e os anciãos,os jovens e as crianças.Acolhei também os doentes e todos que vivem em solidão.Acolhei os trabalhadores do campo e da indústria,os intelectuais das escolas e universidades,os funcionários de todas as instituições.”

“Não cesseis,ó Virgem Aparecida,pela vossa mesma presença,de manifestar nesta terra que o amor é mais forte do que a morte,mais poderoso que o pecado.Não cesseis de mostrar-nos Deus,que amou tanto o mundo,a onto de entregar o seu Filho Unigênito,para que nenhum de nós pereça,mas tenha a vida eterna.AMÉM

Maria:Mãe de Deus e nossa,com seus diversos títulos e Dogmãs,a mesma e única Mãe do Senhor Jesus.

Rogai por nós,assim seja.Amém


Caridade

"Estende a mão para o pobre, a fim de que sejam perfeitos teu sacrifício e tua oferenda."

Bento XVI em sua Encíclica Deus Caritas nos exorta:

A igreja é a família de Deus no mundo.Nesta família,não deve haver ninguém que sofra por falta do necessário.Ao mesmo tempo,porém,a caritas-agape estende-se para além das fronteiras da Igreja;a parábola do bom Samaritano permanece como critério de medida,impondo a universalidade do amor que se inclina para o necessitado encontrado por acaso(cf. Lc 10,31),seja ele quem for.Mas,ressalvada esta universalidade do mandamento do amor,existe também uma exigência especificamente eclesial – precisamente a exigência de que,na própria Igreja enquanto família,nenhum membro sofra porque passa necessidade.Neste sentido se pronuncia a Carta aos Gálatas:Portanto,enquanto temos tempo,pratiquemos o bem para com todos,mas principalmente para com os irmãos na Fé(6,10).

Um passo decisivo na difícil busca de soluções para realizar este princípio eclesial fundamental torna-se patente naquela escolha de sete homens que foi o início do ofício diaconal(cf. Act 6,5-6).De facto,na Igreja primitiva tinha-se gerado,na distribuição quotidiana às viúvas,uma disparidade entre a parte de língua hebraica e a de língua grega.Os Apóstolos,a quem estavam confiados antes de mais a oração(Eucaristia e Liturgia) e o serviço da palavra,sentiram-se excessivamente carregados pelo serviço das mesas;decidiram,por isso,reservar para eles o ministérios principal e criar para a outra mansão,também ela é necessária na Igreja,um organismo de sete pessoas.Mas este grupo não devia realizar um serviço meramente técnico de distribuição:deviam ser homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria(cf. Act 6,1-6).Quer dizer que o serviço social que tinham de cumprir era concreto sem dúvida alguma,mas ao mesmo tempo era também um serviço espiritual;tratava-se,na verdade,de um ofício verdadeiramente espiritual,que realizava um dever essencial da Igreja,o do amor bem ordenado ao próximo.Com a formação deste organismo dos Sete,a diaconia — o serviço do amor ao próximo exercido comunitariamente e de modo ordenado — ficara instaurada na estrutura fundamental da própria Igreja.

Com o passar dos anos e a progressiva difusão da Igreja,a prática da caridade confirmou-se como um dos seus âmbitos essenciais,juntamente com a administração dos sacramentos e o anúncio da palavra: praticar o amor para com as viúvas e os órfãos,os presos,os doentes e necessitados de qualquer género pertence tanto à sua essência como o serviço dos Sacramentos e o anúncio do Evangelho.A Igreja não pode descurar o serviço da caridade,tal como não pode negligenciar os Sacramentos nem a Palavra.Para o demonstrar,bastam alguns exemplos.O mártir Justino (+ por 155),no contexto da celebração dominical dos cristãos,descreve também a sua atividade caritativa relacionada com a Eucaristia enquanto tal.As pessoas abastadas fazem a sua oferta na medida das suas possibilidades,cada uma o que quer;o Bispo serve-se disso para sustentar os órfãos,as viúvas e aqueles que por doença ou outros motivos passam necessidade,e também os presos e os forasteiros.[12]O grande escritor cristão Tertuliano(+ depois de 220) conta como a solicitude dos cristãos pelos necessitados de qualquer género suscitava a admiração dos pagãos. [13] E, quando Inácio de Antioquia(+ por 117)designa a Igreja de Roma como aquele que preside à caridade(agape), [14]pode-se supor que ele quisesse,com tal definição,exprimir de qualquer modo também a sua atividade caritativa concreta.

{33.A água apaga o fogo crepitante: assim a esmola expia os pecados.
34.Deus está sempre observando quem presta um favor, lembra-se dele no futuro e, no momento da queda, ele encontra apoio.(Eclo 3)}
{1.Filho, não prives da esmola o pobre; não desvies do pobre os teus olhos.
2.Não entristeças quem tem fome e não exasperes o pobre em sua indigência.
3.Não aflijas o coração do indigente e não adies a ajuda ao angustiado.
4.Não rejeites a súplica do aflito e não desvies do indigente o teu rosto.
5.Do necessitado não desvies com dureza os olhos e não lhe darás ocasião de amaldiçoar-te por detrás.
6.Pois será ouvida a súplica de quem, amargurado, te amaldiçoar: há de ouvi-lo aquele que o criou.
7.Torna-te amável na comunidade; * { humilha-te diante do mais velho } e perante a autoridade inclina a cabeça.
8.Inclina ao pobre teu ouvido sem má vontade, * { paga-lhe a tua dívida } e responde-lhe com brandura e mansidão.
9.Livra da mão do opressor o que sofre violência, e não procedas com aspereza ao julgar.
10.Sê misericordioso com os órfãos como um pai, e como um esposo para com suas mães.(Eclo 4)}
{31.“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso.
32.Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33.E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.
34.Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
35.Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa;
36.estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’.
37.Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber?
38.Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?
39.Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar? ’
40.Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! ’
41.Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.
42.Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber;
43.eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me.
44.E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos? ’
45.Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer! ’
46.E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.(Mt 25)}
{32.A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33.Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava-se a graça † de Deus.
34.Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
35.e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.
36.Assim fez José, que os apóstolos chamavam de Barnabé ( que significa “filho da consolação” ). Era levita, natural de Chipre.
37.Ele possuía um campo, vendeu-o e depositou o dinheiro aos pés dos apóstolos.(At 4)}

São Paulo também nos diz:

{12.Sei viver na penúria e sei viver na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando falta.
13.Tudo posso naquele que me dá força.
14.No entanto, fizestes bem em querer compartilhar as minhas dificuldades.(Fl 4)}
{7.Com efeito, não trouxemos nada para este mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma.
8.Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos contentes.
9.Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos, que mergulham os homens na ruína e perdição.
10.Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos(Tm 6)}
{15.Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16.Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo.
17.Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.(IJo 2)}
{1.Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus;
2.cuidai das coisas do alto, não do que é da terra.
3.Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4.Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória.(Cl 3)}

“O Senhor não olha tanto a grandeza de nossas obras.Olha mais o amor com que são feitas.”Santa Teresa D’Avila

“Se as pessoas do mundo ficam honradas por servirem aos filhos dos grandes,quanto mais vós por sedes chamados a servir os filhos de Deus.”São Vicente de Paulo

Que o Espírito Santo nos ajude a vivermos como os primeiros cristãos,onde não havia necessidades mais tudo era posto em comum,Concretizando assim o desejo de Deus Pai assim seja,Amém.

Medo

"Não recebestes Espírito de Escravos para recair no Medo"

Medo

Sentimento de vivo inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário, de ameaça; pavor,temor, receio.

Assim em nossa língua é definida está palavra.

Vejamos se de fato devemos temer, dentro dos planos de Deus Pai.Então Deus disse:”façamos o homem há nossa imagem e semelhança.Que ele domine os peixes do mar,as aves do Céu,os animais doméstico,todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”.(Gn1;26)

Vejamos o chamado de Abrão: Javé disse à Abrão:”Saia de sua terra do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para terra que eu lhe mostrarei.Eu farei de você um grande povo,e o abençoarei;tornarei famoso o seu nome,de modo que se torne uma bênção.(Gn12;1-2)

Abrão partiu conforme lhe dissera Javé.E Ló partiu com ele.Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã(Gn12;4)

Assim podemos observarmos que dentro desta ótica,de filhos e filhas de Deus jamais poderiamos,deixar-nos envolver por esta palavra…

Vamos continuar avivando em nós a presença de Deus Pai,na vida daqueles que não temMEDO :Moisés respondeu ao povo:”Não tenham MEDO.Fiquem firmes ,e verão o que Javé fará hoje para salvar vocês nunca mais vocês verão os Egípcios,como estão vendo hoje”(Ex13;13)

Poderiamos inumerar outros, que foram chamados como Profetas e escolhidos.Dentro do Antigo Testamento, mais no momento essas duas referências basta.

Passemos a outras realidades existente,dentro dos Desígnios de Deus Pai,em relação aqueles que, não se deixaram levar pela palavra”MEDO“.

O Anjo entrou onde ela estava,e disse:”Alegre-se;cheia de Graça!

O Senhor está com você! O Anjo disse:Não tenha MEDO Maria;porque você encontrou Graça diante de Deus.(Lc1;28-30)

Ao ouvir tudo aquilo que o Anjo á falou,o que Maria respondeu:”Eis a escrava do Senhor.Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Quando Maria e José levam Jesus ao templo. Simeão os abençoou,e disse a Maria,Mãe do menino:”Eis que este Menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. quanto a você,uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”.(Lc2;34-35)

Dentro de tudo isso revelado sabemos as dificuldades que Maria passou com São José ;e os Apóstolos também.

para que possamos banir está palavra, mergulhemos mais uma vez no livro Santo.”Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E vocês não receberam um Espírito de Escravos para recair no MEDO“.(Rm8;14-15).

Precisamos dar crédito a palavra de Deus,devemos olhar,pra dentro de nós e lembrarmos que somos templo e morada do Espírito Santo,que nos capacita com os 7 dons e usufluimos dos frutos do Espírito.Temos que ser impulsionados por ele para que não tenhamos MEDO,pois assim Jesus nós diz,que enviaria,o paráclito,o advogado,o consolador,aquele que nós revelaria a verdade,Jesus da diversos adjetivos ao Espírito santo.Sem estas verdades não podemos caminhar,quando São Paulo pede para arrancar o espinho em sua carne:Jesus nuns lembra somente minha graça te basta. Precisamos vivenciar está graça no nosso dia há dia,mas só será possível se nuns abrirmos para Ação do Espírito Santo,e ai começaremos a não temer nada, pois o Espírito Santo,que é consolador ,estará nuns Orientando.

E quando vier em nosso pensamento tal palavra MEDO. Em nosso coração vira,não tenhaMEDO, pois eu estou com você. Não precisa olhar com desconfiança. Pois eu sou seu Deus.Eu fortaleço você,eu o ajudo e o sustento com minha direita Vitoriosa,(Is41;10)

Pois bem meu irmão e irmã, não deixe que está palavra,nós disviem da graça de Deus , porque Deus Pai,está e estará acima de tudo em nossas vidas ,assim espero? pesamos a Virgem Maria Mãe da Igreja e nossa, que nós ajude, a sermos fieis aos Desígnios de Deus Pai ;porque em Maria está a plenitude do serviço ,e em seu Filho Jesus Cristo, o temer jamais. Diante de tudo isso partilhado. Meu Irmão! Minha Irmã! cadê o MEDO…

Cidadão do Céu

"Nossa cidadania"

Como já é de nosso saber,a nossa cidadania esta no céu.Precisamos adentrar,a cada dia na palavra de Deus,pois ela que nós corrige,sem esta experiência diária com a palavra,fique impossível entender tal realidade,no mundo que vivemos,onde a tecnologia está a nosso favor,devemos utilizar da mesma para edificação dos irmãos(a),não com nossos discursos,mas sim com a palavra de Deus.Muitos de nós procuramos livros de alta ajuda,não que isto,não seja salutar,só que primeiro devemos mergulhar na sagrada escritura,porque é Deus falando conosco.

Muitos duvidam da mesma,porém São Pedro nos diz:

“Antes de mais nada,saibam disto:nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação particular,pois a profecia jamais veio por vontade humana.Pelo contrário,impelidos pelo Espírito Santo,os homens falaram como porta-vozes de Deus.”(2Pd 1;20-21)

Precisamos acreditar nessa verdade,e fazê-la conhecida,dentro desta realidade,que os meios de comunicação nós proporciona.Sendo assim ouçamos a voz do Senhor,falando está realidade de Cidadão do Céu.

“Eu dei a eles a tua palavra,e o mundo os odiou,porque eles não pertencem ao mundo,como eu não pertenço ao mundo.”(Jo 17;14)

“Adão,o primeiro homem,tornou-se um ser vivo,mas o último Adão tornou-se espírito que dá vida.Primeiro,não foi feito o corpo espiritual,mas o animal,e depois o espiritual.O primeiro homem foi tirado da terra e é terrestre;o segundo homem vem do céu.O homem foi feito da terra foi modelo do homem terrestre;o homem do céu é modelo dos homens celestes.E assim como trouxemos a imagem do homem terrestre,assim também traremos a imagem do homem celeste.”(1Cor 15;45-49)

“Nós sabemos:Quando a nossa morada terrestre,a nossa tenda,for desfeita,receberemos de Deus uma habitação no céu,uma casa eterna não construída por mãos humanas. Por essa razão,estamos sempre confiantes,sabendo que enquanto habitamos neste corpo,estamos fora de casa,isto é,longe do Senhor,pois caminhamos pela fé e não pela visão…Sim,estamos cheios de confiança e preferimos deixar a mansão deste corpo,para irmos morar junto Senhor.”(2Cor 5;1,6-8)

“A nossa cidadania,porém,está lá no céu,de onde esperamos ansiosamente o Senhor Jesus Cristo como Salvador.Ele vai transformar nosso corpo miserável,tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso,graças ao poder que ele possui de submeter a si todas as coisas.”(Fl 3;20-21)

Está sim deve ser a nossa tragetória,este é o convite do Senhor a todos nós.Sendo assim diga agora a si mesmo:

Sou de fato Cidadão do Céu!

Eucaristia

"Eucaristia:sacramento de amor e de unidade banquete pascal,alimento da alma e penhor da glória futura"

Sacrifício Eucarístico:Renovação Perpétua do Sacrifício da Cruz e Memorial da Morte e Ressurreição de Cristo.

“A Unidade dos fiéis que constituem um só Corpo em Cristo(CF1 Cor10,17),é simultâneamente significada e realizada pelo Sacramento do Pão Eucarístico. Todos os homens são chamados a esta união com Cristo,luz do mundo de quem procedemos, por quem vivemos e para o qual tendemos.”(LG,Nº3)

“Porém,A Santa Igreja,assim como nos seus primórdios juntando o Ágape à Ceia Eucarística, se manifestava tôda unida pelo vínculo da caridade em tôrno de Cristo,assim a qualquer tempo é reconhecida por éste sinal de Amor.”(AA,nº8)

Num banquete,os convivas observam as boas maneiras e conversam com jovialidade.Os fiéis não conversam na Igreja uns com os outros, mas a Eucarístia os induzira a uma grande delicadeza mútua e os fortalecerá na compreensão e na abertura para o diálogo.Ao deixarmos a Igreja,depois da Missa,não somos como aquêles que saem de uma sala de cinema nas grandes cidades, indivíduos, sem nomes, desconhecidos uns dos outros; pelo contrario, nós nos conhecemos e temos um nome:Irmãos.No centro da liturgia divina,deparamos com a “Liturgia Do Próximo.”

Quando Dizemos “Pai Nosso,” Em vez de “Meu Pai,”por ordem de Cristo,é para compreendermos que não podemos olhar para o Pai sem olharmos também para os Irmãos que estão ao nosso lado.

“Cristo…Opera continuamente no mundo para levar os Homens À Igreja e , por meio dela, unilos mais intimamente a si e alimentando-os com próprio corpo e sangue, faze-los participantes de sua vida Gloriosa.”(LG.Nº48)

A Comunhão devota e frequente: fonte de caridade e instrumento Eucarístico Indispensável de Santificação.

O Alimento Eucarístico : penhor da vida Gloriosa e prelibação do banquete Celeste.

Cada domingo é uma festa Litúrgica da nova Páscoa. celebrando piedosamente, o domingo constitui uma fonte de alegria Cristã e um testemunho eficaz. Perante o mundo materialista de nossa esperança na vida futura.

Mais ainda: ele nos torna,desde já, integrantes do Reino Dos Céus.”Antes do pecado original — Disse o Padre Romano Guardini No II Congresso Nacional Francês de Pastoral Liturgica, realizado em Lyon em setembro de 1947_Quando o trabalho não era obrigação servil;o repouso nada mais significava senão o reconhecimento;por parte do homem;de sua dependência do criador.Com a interrupção do trabalho servil;devemos readquirir a vocação da liberdade, o que se verifica precisamente no Domingo;dia em que se celebra o Mistério Central do Cristianismo,com a comemoração da Ressurreiçao de Cristo e de sua promessa.

E na vida eterna, quando Cristo estará inteiro em todos e nada de servil restará nos eleitos, será eternamente Domingo e participaremosdo repouso de Deus.

“Toda a legitima celebração da Eucaristia é dirigida pelo Bispo, a quem se conferiu o dever de oferecer à Divina Majestade o culto da religião Cristã e administrá-lo segundo os preceitos do Senhor e as leis da Igreja determinadas ulteriormente, para a Diocese, por seu Juizo particular.”(Lg.nº26)

Na celebração da liturgia”os Presbíteros ligam-se hierárquicamente e de vários modos ao Bispo é Assim; de certa maneira, o tornam presente em cada Assembléia de fieis.”(POnº5)

É Principalmente na Eucaristia que o Bispo exerce a plenitude do Sacerdócio comunicado por Cristo.

A Igreja vive e cresce devido à Eucaristia e sob a direção do Bispo.

Jesus disse:”Eu sou o pão da vida.Quem vem a mim não terá mais fome;e quem acredita em mim nunca mais terá sede.Eu já disse:vocês me viram e não acreditaram.Todos aqueles que o Pai me dá;virão a mim.E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim;pois eu desci do céu;não para fazer a minha própria vontade;e sim para fazer a vontade daquele que me enviou.E a vontade daquele que me enviou é esta:que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu;mas que eu os ressuscite no último dia.Esta é a vontade do meu Pai:que todo homem que vê o Filho e nele acredita;tenha a vida eterna;e eu o ressuscitarei no último dia.”As autoridades dos Judeus começaram a criticar;porque Jesus tinha dito:”Eu sou o pão que desceu do céu”.E comentavam:”Esse Jesus não é o Filho de José?Nós conhecemos o pai e a mãe dele.Como é que ele diz que desceu do céu?”Jesus respondeu:”Parem de criticar.Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai;e eu o ressuscitarei no último dia.Está escrito nos profetas:Todos os homens serão instruídos por Deus.Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim.Não que alguém já tenha visto o Pai.O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus.Eu garanto a vocês:quem acredita possui a vida eterna.Eu sou o pão da vida.Os pais de vocês comeram.Eis aqui o pão que desceu do céu:quem dele comer nunca morrerá.”E Jesus continuou:”Eu sou o pão vivo que desceu do céu.Quem come deste pão viverá para sempre.E o pão que eu vou dar é a minha própria carne;para que o mundo tenha a vida.”As autoridades dos Judeus começaram a discutir entre si:”Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?”Jesus respondeu:”Eu garanto a vocês:se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue;não terão a vida em vocês.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna;e eu o ressuscitarei no último dia.Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele.E como o Pai;que vive;me enviou e eu vivo pelo Pai;assim;aquele que me receber como alimento viverá por mim.Este é o pão que desceu do céu.Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram.Quem come deste pão viverá para sempre.”Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.(Jo6;35-59)

Quando chegou a hora;Jesus se pôs à mesa com os apóstolos.E disse:”Desejei muito comer com vocês esta ceia pascal;antes de sofrer.Pois eu lhes digo:nunca mais a comerei;até que ela se realize no Reino de Deus.”Então Jesus pegou o cálice agradeceu a Deus;e disse:”Tomem isto;e repartam entre vocês;pois eu lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira;até que venha o Reino de Deus.”A seguir;Jesus tomou um pão;agradeceu a Deus;o partiu e distribuiu a eles;dizendo:”Isto é o meu corpo;que é dado por vocês.Façam isto em memória de mim.”Depois da ceia;Jesus fez o mesmo com o cálice;dizendo:”Este cálice é a nova aliança do meu sangue;que é derramado por vocês.(Lc22;14-20)

Eu acredito na Real presença de Jesus na Eucaristia;pois foi através dela que consegue libertar do meu vicio da bebida.Amém